A Importância das Cadeiras e Poltronas Basculantes
O que é a Basculação?
O potencial de complicações de saúde causadas pelo sedentarismo aumenta entre as pessoas com inatividade forçada, como os idosos ou as pessoas com deficiência, os doentes hospitalizados e as pessoas com problemas de mobilidade.
A basculação (inclinação no espaço) é uma função das cadeiras e poltronas especializados que redistribui o peso de uma pessoa sentada por uma área maior do seu corpo.
Imagine-se sentado numa cadeira de sala de jantar; quando se está sentado direito com os pés apoiados no chão, o perfil lateral apresenta ângulos de 90° entre as costas, a parte superior das pernas e a parte inferior das pernas.
Depois de se sentar nesta posição durante algum tempo, notará algum desconforto nas nádegas e nas coxas, uma vez que estas zonas do estão a suportar todo o peso da parte superior do corpo. Poderá reajustar ligeiramente a sua postura, mas isso não será normalmente um problema apenas durante uma refeição.
Para as pessoas com problemas de saúde e de mobilidade que afectam o seu movimento, pode tornar-se um problema se estiverem sentadas na mesma posição durante longos períodos de tempo, o que pode resultar em danos na pele e feridas de pressão.
É aqui que a basculação pode resolver o problema descrito acima.
Imagine o mesmo perfil de assento acima, mas o utilizador é inclinado para trás num ponto de articulação onde as costas do assento encontram o encosto.
A pessoa tem o mesmo perfil sentado de 90°, mas está inclinada para trás em relação ao plano horizontal do chão. Isto utiliza efetivamente a gravidade para distribuir o peso do corpo da pessoa por uma área maior da cadeira, apenas alterando o ângulo da cadeira em relação ao chão.
Quais são as vantagens da Basculação?
Alívio da pressão
O alívio da pressão é uma das principais vantagens da função de basculação em cadeiras especializadas.
As escaras ou lesões por pressão desenvolvem-se quando são colocadas quantidades excessivas de pressão numa parte do corpo durante um período de tempo prolongado.
A basculação desempenha um papel importante na prevenção do desenvolvimento de úlceras de pressão, uma vez que distribui uniformemente o peso por todo o corpo.
Quando se está numa posição sentada normal, verifica-se que a maior parte do peso do corpo passa pelas nádegas e coxas. Depois, uma parte mais pequena passa pelos pés e uma quantidade ainda menor passa pelas costas e braços.
Inclinar alguém que está sentado numa cadeira representa uma mudança no suporte de peso da posição sentada tradicional (fig. 1), que coloca a maior parte do peso do corpo na zona inferior do sacro.
O movimento de inclinação transfere parte desse peso para as pernas e para as costas da cadeira. Para além de distribuir a pressão de forma mais uniforme pelo corpo, impede que todo o peso da parte superior do tronco e das costas passe pela zona lombar, reduzindo a pressão sobre a coluna vertebral.
Melhoria da integridade da pele
Uma cadeira com inclinação no espaço permite que a pessoa sentada mantenha a postura correta enquanto está inclinada, de modo a que a pressão seja distribuída uniformemente pelo corpo. Isto reduz o cisalhamento e diminui as hipóteses de desenvolvimento de úlceras por pressão, mesmo quando se está sentado durante períodos de tempo prolongados.
Auxilia a respiração e a deglutição
Ao inclinar o assento, a pressão sobre o peito e o abdómen é reduzida, permitindo uma melhor expansão dos pulmões. Isto pode ser especialmente benéfico para indivíduos com doenças como a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) ou perturbações neuromusculares.
Para as pessoas que têm dificuldade em engolir (disfagia), manter uma posição vertical pode aumentar o risco de aspiração (entrada de alimentos ou líquidos nas vias respiratórias). A basculação pode ser ajustada para uma posição que minimiza o risco de aspiração, facilitando a deglutição em segurança.
Melhoria da circulação
Ao elevar as pernas e ao colocar o corpo numa posição semi-reclinada, a circulação sanguínea é melhorada em todo o corpo. Esta maior oxigenação do sangue mantém a pele e os tecidos musculares saudáveis e evita a acumulação de líquidos que pode causar edema.
A basculação não deve ser confundida com a reclinação, que é apenas o movimento independente do encosto para que uma pessoa se possa inclinar mais para trás na cadeira.
Para quem é ou não adequada a cadeira basculante?
Os benefícios de uma cadeira basculantes são aplicáveis a pessoas com pouca mobilidade ou controlo postural, ou que possam estar sentadas durante períodos de tempo prolongados. Para além de um maior conforto, estabilidade postural e alívio da pressão, uma cadeira basculante é uma boa escolha se:
- Tem má circulação sanguínea ou pernas/pés inchados. A elevada elevação das pernas que uma cadeira basculante ajuda a aliviar estes problemas.
- Sofre da doença de Parkinson ou de outro problema de saúde que o leve a deslizar numa cadeira.
- Sente-se cansado. A inclinação no espaço diminui o efeito da gravidade no seu corpo, pelo que requer menos energia do que manter-se numa posição vertical.
Uma cadeira basculante pode não ser adequada para si se:
- Necessita de tomar refeições na sua cadeira (ou realizar outras actividades) sentado na vertical e manter os pés levantados enquanto o faz. Em vez disso, considere uma cadeira reclinável.
- Não tolera ser inclinado para trás.