Skip to content
Artrose da Mão

Artrose da Mão

A maioria de nós não dá muita importância à saúde das mãos — até sentirmos dor. Usamos as mãos para quase tudo o que fazemos, incluindo as atividades que mais gostamos. Por isso, quando essas atividades diárias começam a se tornar difíceis ou dolorosas devido a condições como a artrite nas mãos, isso pode ser devastador.

Existem vários tipos diferentes de artrite, nomeadamente:

  • Osteoartrite
  • Artrite reumatoide
  • Artrite psoriática

Osteoartrite


A osteoartrite das mãos é a causa mais comum de artrite nas mãos. Na verdade, cerca de metade de todas as mulheres e um quarto de todos os homens irão sofrer desta condição quando atingirem os 85 anos de idade.

Também conhecida como «desgaste» ou artrite degenerativa, a osteoartrite faz com que a cartilagem se degrade e se desgaste. Sem essa cartilagem, os ossos das mãos roçam uns nos outros, causando dor, rigidez e perda de movimento.

Artrite reumatóide


Este tipo de artrite nas mãos é uma doença inflamatória crónica que causa inchaço no revestimento das articulações, o que, tal como a osteoartrite, provoca dor, rigidez e perda de movimento. A artrite reumatoide é considerada uma doença autoimune. Normalmente afeta as pequenas articulações dos pulsos, mãos e dedos.

Na maioria dos pacientes, as mesmas articulações em ambos os lados do corpo são afetadas pela artrite reumatoide. Assim, por exemplo, se tiver artrite nas articulações dos dedos de uma mão, provavelmente também terá sintomas nas mesmas articulações da outra mão.

Artrite psoriática


A artrite psoriática é uma forma de artrite das mãos que afeta a pele e as articulações. Os dedos ficam inchados. É provável que também sinta dor nas articulações e rigidez pela manhã com esta condição.

A artrite psoriática é semelhante à artrite reumatóide em muitos aspetos, mas pode afetar apenas os dedos.

SINTOMAS COMUNS


Podem ocorrer sintomas diferentes, dependendo do tipo que tem e do grau de avanço da sua condição

Os sinais frequentes da artrite nas mãos incluem:

  1. Dor. Dependendo do grau de avanço da artrite, a dor pode ser surda ou aguda. A dor pode aparecer e desaparecer ou piorar quanto mais usa as mãos. É também comum sentir mais dor e rigidez pela manhã, e a dor pode até acordá-lo à noite. 
  2. Inchaço. Os tecidos que rodeiam a articulação podem inchar e ficar vermelhos e sensíveis ao toque.
  3. Rigidez. À medida que a artrite progride, pode sentir alguma perda de movimento e pode tornar-se difícil abrir e fechar completamente os dedos.
  4. Fraqueza. As mãos podem ficar fracas e as atividades diárias, como abrir um frasco ou ligar o carro, podem tornar-se difíceis.
  5. Crepitação. Quando as superfícies das articulações se esfregam, pode sentir uma sensação de atrito, estalido ou estalo.
  6. Nódulos. Podem formar-se protuberâncias ósseas na articulação média do dedo ou na articulação próxima à ponta do dedo.
  7. Deformidade articular. As articulações dos dedos podem ficar grandes e deformadas devido a alterações ósseas, perda de cartilagem, ligamentos frouxos e inchaço que podem ocorrer com a artrite das mãos.

Quem corre o risco de desenvolver artrite nas mãos?


A artrite nas mãos pode afetar qualquer pessoa, mas existem certos fatores de risco e grupos com maior risco de desenvolver a doença, incluindo:

  1. Idade. Quanto mais velho for, mais provável é que tenha artrite nas mãos.
  2. Sexo. As mulheres são mais propensas a ser afetadas pela artrite nas mãos do que os homens.
  3. Raça. Os caucasianos são mais frequentemente afetados do que outras etnias.
  4. Peso. Pessoas consideradas obesas são mais propensas a ter artrite nas mãos do que pessoas mais magras.
  5. Genética. Algumas pessoas têm predisposição genética para desenvolver osteoartrite, muitas vezes em idades mais jovens.
  6. Lesões anteriores. Algumas pessoas que já sofreram uma luxação ou fratura na articulação têm mais probabilidade de desenvolver artrite com o tempo, mesmo que os seus especialistas em mãos tenham tratado adequadamente as lesões.
  7. Problemas nas articulações. Infecções nas articulações, ligamentos frouxos ou articulações mal alinhadas ou sobrecarregadas também podem levar à artrite nas mãos.
hand arthritis

O QUE FAZER PERANTE OS SINTOMAS DE ARTROSE DA MÃO

Mergulhe e exercite as mãos em água morna.

Muitas pessoas com osteoartrose nas mãos relatam que mergulhar as mãos em água morna pela manhã ajuda a diminuir a rigidez.

  1. Encha uma bacia grande com água morna (não quente). Se também notar inchaço, adicione aproximadamente ¼ de chávena de sal Epsom à água para ajudar a diminuir o inchaço.
  2. Enquanto mergulha as mãos, faça exercícios suaves de amplitude de movimento, como abrir e fechar os dedos (cerrar os punhos) e afastar os dedos e depois juntá-los novamente.
  3. Se notar rigidez nas mãos num momento em que não é possível mergulhá-las, pode fazer os mesmos exercícios de amplitude de movimento sob água corrente.

Evite tarefas que exijam apertar/torcer/girar excessivamente.

Os sintomas da osteoartrite são frequentemente desencadeados por atividades de uso excessivo. Portanto, para impedir o aumento da dor e da rigidez, evite tarefas que exijam apertar/torcer/girar excessivamente. 

Evite tarefas extenuantes.

Se sentir um aumento da dor e rigidez, evite tarefas extenuantes e repetitivas.

Use ortóteses.

Outra forma de diminuir os sintomas da osteoartrite é usar talas. As talas são ortóteses prescritas por médicos e podem ser fabricadas por um terapeuta ocupacional especializado em terapia da mão. As talas podem ajudar a diminuir a dor artrítica e ajudá-lo a ser mais independente na realização de tarefas funcionais que, de outra forma, seriam limitadas pelos sintomas da artrose e artrite.

Evite trabalhar com dor.

O mais importante a lembrar é evitar trabalhar com dor. A dor é um sinal de que precisa parar o que está a fazer, fazer uma pausa na tarefa e modificá-la para que possa realizá-la sem dor.

Next article Compression socks

Compare products

{"one"=>"Select 2 or 3 items to compare", "other"=>"{{ count }} of 3 items selected"}

Select first item to compare

Select second item to compare

Select third item to compare

Compare