Pisada: Pronada ou Supinada?
É extremamente raro que os pés e a pisada de alguém estejam perfeitamente equilibrados e com o mesmo peso. Algumas pessoas têm pés que se voltam visivelmente para dentro ou para fora, enquanto outras têm uma distribuição de peso interna ou externa mais subtil.
É difícil de ver, a menos que olhe para a sola de seus sapatos ou tenha os seus pés digitalizados para análise.
Pronação vs Supinação
Fonte: Healthline
Quando o peso corporal é colocado na parte externa do pé ao caminhar ou correr, isso é descrito como supinação . Quando o peso é colocado mais na parte interna do pé, é denominada pronação .
Em caso de supinação, há um desgaste extremo na parte externa do calçado, refletindo o stress da pisada na sola dos sapatos. Pessoas com supinação geralmente têm dor nos tornozelos, nas canelas, desconforto nos calcanhares e na planta dos pés e podem formar calosidades e joanetes na parte externa do pé. Pessoas com supinação tendem a sentir mais torções e lesões nos tornozelos porque é mais fácil rolar para fora ao caminhar ou correr.
Por outro lado, a pronação é muito mais comum . A pronação é natural e ocorre porque os pés rolam naturalmente para dentro ao caminhar. Pode tornar-se um problema em casos de pronação extrema, o que significa que os pés rolam excessivamente. Isso leva a que os arcos dos pés fiquem achatados com o tempo. A pronação excessiva é evidente no desgaste irregular na parte interna da sola do sapato. Pessoas com pronação excessiva têm maior probabilidade de apresentar fascite plantar, dor no joelho, no quadril e/ou nas costas.
Causas
Embora a identificação da supinação ou pronação seja fácil, pode ser difícil identificar a causa exacta. Em primeiro lugar, muitas pessoas nascem com os pés fazendo um ou outro devido a arcos altos ou baixos ou pernas que são aparentemente desiguais (o que pode ser resultado do alinhamento do quadril e não da diferença de comprimento das pernas).
No entanto, lesões podem também causar problemas de supinação ou pronação, principalmente quando o desconforto é ignorado. Quando o corpo sente dor, esta deve ser um alerta para a necessidade de corrigir o problema. Ignorar sintomas como torções, entorses, dores nas pernas, quadris, joelhos ou costas pode agravar a lesão.
Uma terceira causa possível pode ser o estilo de vida. Pessoas que permanecem em pé por um longos períodos de tempo podem compensar a posição e adoptar uma pisada supinada ou pronada para tentar encontrar conforto e alívio. A corrida excessiva e o excesso de peso podem tamb+em contribuir para a dopção de uma pisada pronada ou supinada.
Tratamento
A boa notícia é que o tratamento da supinação ou pronação pode ser corrigida, o que pode ajudar a reduzir o desconforto e a suscetibilidade a lesões a longo prazo. O tratamento mais eficaz para a supinação ou pronação é uma palmilha ortopédica adeuqada aos sapatos.