Ver mais informação
Alertamos que a época natalícia poderá criar constrangimentos e atrasos nas entregas pelos CTT Expresso, dado o volume de encomendas.
Alertamos que a época natalícia poderá criar constrangimentos e atrasos nas entregas pelos CTT Expresso, dado o volume de encomendas.
Diferenças nas Almofadas Viscoelásticas para a Prevenção de Úlceras de Pressão

Diferenças nas Almofadas Viscoelásticas para a Prevenção de Úlceras de Pressão

As úlceras de pressão, ou escaras, são uma preocupação para utilizadores que permaneçam longos períodos de tempo confinados à cama ou cadeira.

As úlceras resultam de pressão prolongada em zonas específicas do corpo, resultando numa diminuição do fluxo sanguíneo e lesão dos tecidos.

Uma estratégia eficaz para prevenir as úlceras de pressão é a utilização de almofadas em espuma viscoelástica. No entanto, as almofadas viscoelásticas não são todas iguais, sendo constituídas por espumas de densidades diferentes. 

 

Fonte:https://www.nursingtimes.net/clinical-archive/tissue-viability/pressure-ulcer-education-5-keeping-patients-moving-13-01-2020/

O que é espuma viscoelástica?

A espuma viscoelástica é um materail único, que responde à pressão e temperatura emitida pelo corpo, criando um contorno perfeito que se adapta à anatomia individual do utilizador. 

Esta característica permite à almofada garantir suporte, aliviar a pressão exercida nos pontos de pressão e promover o correto posiciomento.

A densidade da espuma voscoelástica é medida em kilogramas (kg) por metro cúbico (m³) e representa um ponto crucial no conforto e eficácia da almofada prevenir o aparecimento de escaras.

 

Diferenças de densidade da espuma

As almofadas estão geralmente categorizadas por níveis de risco (baixo, médio e elevado) com base na densidade da espuma viscoelástica.

A espuma viscoelástica tem geralmente densidades compreendidas entre 50 e 100kg/m³.

Cade nível de densidade da espuma apresenta benefícios e considerações distintas para a prevenção de escaras:

Each density offers distinct benefits and considerations for pressure ulcer prevention:

Espuma de baixa densidade

As almofadas são mais moles e oferecem uma superfície mais fofa; oferecem melhor conformidade e alívio de pressão para utilizadores com diminuído peso corporal. Estas almofadas estão indicadas para utilização por cutrtos períodos de tempo ou por utilizadores sem úlceras de pressão existentes.

Espuma de média densidade

Estas almofadas apresentam um bom balanço entre suavidade e apoio; garantem um contorno adequado à anatomia e um alívio de pressão para um vasto número de utilizadores e condições. São consideradas as opções mais abrangentes para prevenção do aparecimento de escaras.

Espuma de elevada densidade

As almofadas são mais firmes e apresentam um apoio e durabilidade melhorados; distribuem o peso corporal de forma mais equilibrada e estão indicadas para utilizadores com peso corporal mais elevado. Estas almofadas são benéficas para utilizadores que apresentam elevado nível de risco de úlceras de pressão, ou para utilizadores que já apresentem úlceras de pressão.

 

Como escolher a densidade adequada?

A escolha do nível de densidade da almofada depende das necessidades e circunstâncias individuais. Deve considerar os seguintes fatores:

Peso corporal e Distribuição de peso: Utilizadores com peso corporal inferior (30-60kg) podem considerar as almofadas de espuma de baixa densidade confortáveis, enquanto que utilizadores com peso corporal mais elevado podem necessitar de densidade média ou elevada para garantir apoio e conforto. 

Existência de úlceras de pressão: Utilizadores que apresentem úlceras de pressão (escaras) ou que apresentem um risco superior de aparecimento de úlceras devem optar por almofadas de elevada densidade, para minimizar futuras lesões às áreas afetadas e diminuir o tempo de recuperação.

Preferência de conforto: O nível de conforto pessoal é um fator muito importante na escolha da almofada. Experimente densidades diferentes para escolher aquele que ofereça um balanço perfeito entre conforto e apoio. 

 

Diferenças na modelagem da espuma: Injetada vs. Recortada

Almofadas de espuma viscoelástica injetada

As almofadas de espuma injetada são fabricadas, recorrendo à injeção da espuma viscoelástica diretamente num molde, criando um bloco sólido. 

  1. Apoio consistente: as almofadas de espuma sólida oferecem apoio consistente atarvés da totalidade da almofada. A injeção da espuma garante uma densidade e firmeza uniformes. 

  2. Durabilidade melhorada: A estrutura sólida da espuma injetada melhoram a durabilidade da almofada; é menos provável que a almofada perca a forma ou firmeza, garantindo um apoio e conforto duradouros. 

  3. Alívio de Pressão: A espuma injetada permite uma adaptação perfeita à anatomia individual, distribuindo a pressão de forma uniforme, resultando numa diminuição do risco de úlceras de pressão.

Almofadas de espuma viscoelástica recortada

As almofadas de espuma recortada são, como o nome indica, fabricadas recortando blocos de espuma viscoelástica na forma e tamanho pretendidos.

  1. Opções personalizadas: A espuma recortada oferece um vast leque de opções personalizadas, permitindo a escolha da forma, tamanho e grossura, com base na preferência do utilizador. Esta possibilidade é paraticularmente importante para fabrico de colchões ou sobrecolchões sob medida, podendo acomodar requsitos específicos.

  2. Ventilação e Respirabilidade: A espuma recortada oferece, muitas vezes, canais ou perforações ventiladas, que aumentam a circulação de ar. Esta característica garante respirabilidade da almofada, resultando numa experiência mais confortável para o utilizador, permitindo regular a temperatura sentida. 

  3. Firmeza variável: Dependendo do desenho e corte específico, a espuma recortada pode oferecer vários níveis de firmeza na mesma almofada. Muitos modelos oferecem recortes na zona superior da almofada, oferecendo mais suavidade na zona superior, com a firmeza e apoio necessários na base da almofada. 

Almofadas com Gel - Bolhas e camadas

As almofadas com camadas ou bolhas de gel incorporam uma camada ou micro-bolhas de gel na superfície da almofada. Ambas as opções apresentam características benéficas para prevenção do aparecimento das úlceras de pressão:

  1. Redistribuição de pressão: As bolhas ou camadas de gel apresentam a capacidade de redistribuir a pressão, ao adaptarem-se perfeitamente à anatomia do utilizador. A diminuição da presão exercidade nas zonas de risco resulta numa melhoria da circulação sanguínea na zona afetada, diminuindo o risco de aparecimento de úlceras.

  2. Maior conforto e apoio: A adição do gel oferece uma camada adional de apoio à almofada, aumentando o apoio e conforto. A natureza suave e maleável do gel resulta numa superfície mais confortável.

  3. Regulação de Temperatura: As almofadas com gel apresentam ótimas propriedades de regulação de temperatura. O efeito de arrefecimento do gel pode ajudar a dissipar o calor, prevenindo o desconforto e melhorando as condições de recuperação das feridas e pele.

  4. Performance duradoura: As almofadas de gel são conhecidas pela sua durabilidade. O material de gel é resistente à deformação, garantindo uma distribuição uniforme de pressão e apoio. 
Artigo anterior Mantenha sua Saúde Respiratória no Inverno: Vantagens do Uso do Nebulizador
Próximo artigo Doença Venosa Crónica: os 7 sintomas que não pode ignorar

Comparar produtos

{"one"=>"Selecione 2 ou 3 produtos para comparar", "other"=>""}

Selecione o primeiro produto para comparar

Selecione o segundo produto para comparar

Selecione o terceiro produto para comparar

Comparar